SERVIÇOS

Conheça os serviços prestados pela Recitec.
img
img

INSTALAÇÃO DE POÇOS DE MONITORAMENTO DO LENÇOL FREÁTICO

Poços de Monitoramento

Os poços de monitoramento são instrumentos permanentes que permitem acesso direto ao aquífero e consequentemente é uma forma de recolher amostras de água subterrânea. A partir desses poços é possível realizar o reconhecimento das características e condicionantes hidrogeológicos dos locais.

As principais avaliações feitas por meio de um poço de monitoramento são a caracterização hidráulica dos aquíferos, a medição do nível de água e caracterização de possíveis contaminantes do lençol freático, a coleta de amostras para a avaliação da qualidade das águas, além das análises químicas, físicas e biológicas das águas subterrâneas.

A instalação dos poços pode ser realizada através de sondagem manual ou com equipamentos mecanizados de sondagem, de acordo com o procedimento determinado pela ABNT 15495-1: 2007, que estabelece as condições mínimas exigidas para a construção de poços de monitoramento e fornece subsídios para a elaboração de projetos de redes de monitoramento das águas subterrâneas.

A Recitec Soluções Ambientais possui equipamentos de sondagem e equipe técnica qualificada para a elaboração e execução de projetos de poços de monitoramento do lençol freático. 

Instalamos os poços de monitoramento de acordo com as normas técnicas específicas (NBR-145.492/2007: Sondagens de Reconhecimento para Qualidade de Solo; NBR-15.495/2007 – Parte 1 Poços de Monitoramento de Águas Subterrâneas em Aquíferos Granulares – Construção; NBR-15.495/2008 – Parte 2: Poços de Monitoramento de Águas Subterrâneas em Aquíferos Granulares – Desenvolvimento).